sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AL FAZ AUDIENCIA SOBRE CANCER DE MAMA

AL realiza Audiência Pública para debater políticas de combate ao câncer de mamaEste mês o Brasil se mobiliza em torno do Outubro Rosa, que pretende divulgar ações de combate e prevenção ao câncer de mama. A Assembléia Legislativa entrou na campanha e promoveu na manhã desta quinta-feira, 08, audiência pública para debater políticas de combate a doença. A iniciativa do deputado, e médico, Antônio Jácome (PMN) reuniu os maiores nomes da mastologia no Estado. “Vemos que é necessário investimento em políticas públicas. Mas também é preciso uma participação maior e ativa da sociedade em geral”, afirmou o parlamentar. O deputado ainda lembrou de estatísticas alarmantes da doença no país e no Rio Grande do Norte. “O câncer é a segunda causa de morte por doença no país. E 15% são casos de câncer de mama. Só no nosso Estado, as estimativas prevêem 500 novos casos no próximo ano”.
Hoje aproximadamente 15 municípios têm mastologistas, os outros municípios estão completamente desassistidos. O presidente da Sociedade Norteriograndense de Mastologia, Eliel de Souza, também alertou para dados da doença. “Estimativas prevêem 190 novos casos de câncer de mama em Natal”. Eliel criticou as condições de atendimento na rede pública, e defendeu aulas nas escolas para aumentar o nível de conscientização dos jovens.
Uma das figuras mais importantes no debate, o Dr. Ivo Barreto, que foi o primeiro mastologista do Estado, pediu mais atenção dos órgãos públicos. O médico relatou que muitas mulheres são encaminhadas para exames de mamografia, e só conseguem voltar depois de seis meses. “Quando elas voltam 90% dos exames não são dignos de serem analisados. São exames de péssima qualidade. É necessária a renovação do parque de máquinas de imagem”, afirmou Ivo.
FONTE:assecom.alrn

Nenhum comentário: