terça-feira, 27 de outubro de 2009

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA TEM PARLAMENTO MIRIM


Parlamento Mirim: alunos da Grande Natal elegem hoje seus representantes.




Um verdadeiro clima de eleição com urna eletrônica, câmeras, bandeiras, santinhos, propaganda, torcida e uma intensa movimentação tomou conta das escolas integrantes do projeto Parlamento Mirim, no qual os alunos de seis escolas da Grande Natal estão elegendo hoje (terça-feira, 27) os seus parlamentares. São quatro unidades de ensino de Natal, mais uma de Parnamirim e outra de Macaíba.
Visitando algumas escolas na parte da manhã (Complexo Educacional Itaece, Escola Estadual Winston Churchill e Colégio Nossa Senhora das Neves), deputado Robinson Faria, que preside o parlamento estadual do RN, se disse bastante impressionado com a participação da comunidade escolar. “Algumas pessoas falam que os jovens estão alheios e desinteressados no processo político. Mas o que encontrei hoje nas escolas foi exatamente o contrário, pois eles estão engajados e têm propostas importantíssimas que podem ser colocadas em prática para melhorar diversas áreas no nosso estado”, disse o presidente da Assembléia.
O deputado explicou que a implantação do Parlamento Mirim foi bastante estudada pela atual gestão, com a mesa diretora fazendo uma análise e comparativo com outros locais onde o mesmo projeto já vinha sendo realizado.
No Complexo Educacional Itaece, em Neópolis, a estudante Fernanda Farias, 15 anos, apresentou projeto na área de meio ambiente e cultura: “A minha proposta é incluir educação ambiental no currículo das escolas. Quero incentivar a coleta seletiva entre os alunos, onde melhores projetos seriam premiados com medalhas e um dia de lazer”, disse. Ela é uma das 14 candidatas do Itaece que brigam por uma das quatro vagas de parlamentar da escola.
Elias Custódio, diretor pedagógico do Itaece fez uma avaliação bastante positiva desta iniciativa: “O Parlamento Mirim deu oportunidades para que o jovem tenha vez e voz na Assembléia Legislativa. Os estudantes estão se sentindo privilegiados por fazerem parte deste projeto”.
Matheus Lima, 14 anos, eleitor e cursando o quinto ano, disse que escolheu a melhor proposta para a comunidade: “O meu candidato apresentou propostas na área ambiental”, disse. Assim como seus colegas, Matheus fez questão que o voto fosse secreto, mantendo o máximo de discrição.
O projeto é uma parceria da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, TRE/RN e Secretaria Estadual de Educação e Cultura, apresentado pela deputada Márcia Maia, que também visitou algumas escolas. A posse dos eleitos já está marcada: dia 30 deste mês. Depois os novos deputados mirins vão participar no Instituto do Legislativo Potiguar do curso Ética e Cidadania. A mesa diretora será escolhida no dia 12 de novembro e no dia seguinte os deputados realizam a primeira sessão ordinária da legislatura.
 
Fonte:AsseCom/AlRN









Nenhum comentário: