quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mulheres em Alta : Ângela Paiva foi eleita a 1ª Reitora da UFRN


Ângela Paiva Cruz é a nova reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com 95% das urnas apuradas, Ângela tem 65% dos votos contra 34% da candidata Arlete Araújo, com isso, o resultado das eleições para a Reitoria da UFRN está matematicamente definido.
A reitora eleita assumirá o cargo em maio de 2011 com o objetivo de dar continuidade à gestão do reitor Ivonildo Rêgo. Atual vice-reitora, Ângela é a responsável por coordenar o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).Ela e a diretora do Centro de Biociências, Fátima Ximenes, administrarão a UFRN pelos próximos quatro anos.Ângela Paiva Cruz é a atual vice-reitora da UFRN, desde 2007. Ela coordena o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) que tem revolucionado a instituição. Entretanto, sua experiência na gestão universitária vem de longa data.
Formada em Matemática, com mestrado em Filosofia (Lógica) e doutorado em Educação, Ângela é professora da UFRN desde 1983 e esteve na comissão de frente do planejamento e da implementação de inúmeras políticas que hoje colocam a UFRN como uma das melhores Universidades do Brasil, com reconhecimento internacional.
Ângela participou dos diversos conselhos superiores da Instituição e de importantes comissões. Também foi chefe do Departamento de Filosofia, membro do Conselho de Centro e vice-diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).