domingo, 26 de dezembro de 2010

O Perfil da Professora Noilde Ramalho
A Liga de Ensino do RN distribuiu um perfil da professora Noilde Ramalho,novacruzense, falecida ontem em Santa Catarina. O seu enterro será amanhã, em Natal.

A professora Noilde Pessoa Ramalho nasceu em Nova Cruz (RN), no dia 19 de julho de 1920, filha de Odilon Amâncio Ramalho e Lucilla Pessoa Ramalho.
Ingressou na Escola Doméstica em 1936, no 2º ano do Curso Doméstico, diplomando-se em 17 de novembro de 1939. Em março de 1945, assumiu a Direção da Escola Doméstica com apenas 25 anos de idade, na qual permaneceu e dedicou-se até o fim de sua vida.
Fundadora do Colégio Henrique Castriciano (1987) e da FARN (1999). À frente da Escola Doméstica, a Senhora Noilde imprimiu, um mais de meio século, a marca da eficiência, do trabalho, do amor ao ensino, por entender que a educação é um processo de mudança e aperfeiçoamento.
Entre outras realizações, inaugurou o pavilhão de puericultura, fundou a Associação das Ex-alunas, revalidou o curso doméstico de nível colegial. Recentemente, e criou a Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Exemplo de dedicação ao ensino, símbolo vivo de um modelo educacional, a história da Escola Doméstica de Natal confunde-se com a biografia de Noilde Ramalho. Na sua gestão tomou importantes decisões.
Entre elas: adequação do currículo da Escola ao ensino regular; a não incorporação à UFRN; a criação de uma escola mista, o Colégio Henrique Castriciano, e a idealização de uma faculdade, a FARN, aperfeiçoando a vocação do Complexo para a formação completa do ser humano.
Atualmente, as três instituições possuem cinco mil alunos e oferecem uma educação de excelência desde o berçário até a pós-graduação.
Referendada por onde passava, a Professora Noilde Ramalho recebeu dezenas de comendas e homenagens.
Destaque para a Medalha de Imperatriz Leopoldina, entregue pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, em 1955; a Medalha de Pacificador, concedida pelo ministro do Exército no ano de 1965; a comenda da Ordem do Mérito do Estado do Rio Grande do Norte, no Grau de Grande Oficial, em 1999, e a comenda de Mérito Naval, conferida pelo Presidente da República, em 2003.
TÍTULOS, COMENDAS E MEDALHAS
- 1958 Medalha Imperatriz Leopoldina. Entregue pelo Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
-1963 Diploma de cidadã natalense outorgado pela Câmara de Vereadores de Natal.
-1966 Diploma de Honra ao Mérito concedido pelo Exército – 16º RI
-1967 Diploma concedido pela Região Escoteira do RN. Distrito de Natal, Amigo do Escoteiro.
-1967 Medalha Mérito Alberto Maranhão, outorgada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
-1970 Diploma de Mérito conferido por relevantes serviços prestados à Secretaria de Educação e Cultura de Natal.
- 1973 Medalha de Pacificador, concedida pelo Ministro do Exército.
- 1973 Medalha Alberto Santos Dumont, outorgada pelo Ministro da Aeronáutica.
- 1979 Medalha e Diploma de Amigo da UFRN, concedidos pelo Conselho Universitário da UFRN.
- 1982 Medalha de Amiga da Marinha.
- 1993 Medalha Mérito Henrique Castriciano, conferida pela Liga de Ensino do RN.
-1997 Diploma de Honra ao Mérito, conferido pela Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, pela sua contribuição à cultura.
- 1999 Ordem do Mérito do Estado no grau de Grande Oficial, conferida pelo Governo do Estado do RN, pelos relevantes serviços prestados ao Estado e ao povo do Rio Grande do Norte.
- 2001 Medalha do Mérito Djalma Marinho, na categoria Mérito Judiciário, pelo Tribunal de Justiça do Trabalho, 21ª região.
- 2001 Homenagem no livro do Governo do Estado, “A mulher potiguar – cinco séculos de presença”, lançado na galeria do Senado em Brasília, no Governo de Garibaldi Filho, por meio da Fundação José Augusto. A obra traça o perfil das 24 mulheres de maior destaque por sua contribuição social no Estado.
- 2003 Diploma de Honra ao Mérito Nísia Floresta, conferido pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher e das Minorias.
- 2003 Comenda do Mérito Naval, no Grau de Cavaleiro, conferida pelo Presidente da República do Brasil, em reconhecimento aos assinalados serviços prestados à Marinha do Brasil.
- Comenda Professor Waldson Pinheiro, concedida pela Prefeitura Municipal de Natal.
- 2007 Medalha Cruz São Jorge, conferida pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB).
- 2009 Comenda Jessé Pinto Freire, pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
- 2009 Comenda Mérito Dinarte Mariz, pelo Tribunal de Contas do RN