quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

TODAS COM AUDIENCIA


Ética no RÁDIO
Por: Médici Cunha
Diretor de Programação da 107 FM de Nova Cruz RN

Há profissionais e PROFISSIONAIS em várias e variadas Profissões. Têm aqueles que passam uma vida trabalhando em uma Empresa e quando passam os tempos e se desligam da mesma, seja por qualquer motivo, começa, de uma hora para outra a denegrir essa Empresa e falar muito mal da mesma. Há também os que passam pouquíssimo tempo dentro de uma Empresa e comete os mesmos erros de outros com maior tempo. Será que, de uma hora para outra a Empresa estava errada? Ou era o profissional é que estava errado?
O Estado vizinho da Paraíba ganhou no último mês uma importante Emissora de Rádio, que é a 99,3 FM TALISMÃ da querida e vizinha Cidade de Belém. Uma Programação Rica em toda sua veiculação, seja na área Jornalística, seja na área Musical e de Entretenimento, seja na área Comercial etc. Conta com valorosos Profissionais como Batista Andrade, Josenildo Monteiro, Walter Batista, Junior Campos, Júlio Cesar entre outros que compõe o quadro da Emissora e sua Competente Diretoria e Administração.
Pois bem, na Região, lado da Paraíba temos Emissoras como a Rádio Rural, Cultura, Serrana, Integração do Brejo, Emissoras AM e que algumas delas tem um PADRÃO de fazer com muito mais ênfase uma veiculação voltada para o jornalismo investigativo e de prestação de serviços a todas as Cidades de sua abrangência. A FM 99,3 veicula em sua programação esse mesmo modelo de jornalismo, dando ênfase a prestação de serviço as cidades. É o PADRÃO que a Emissora escolheu para veicular sua Programação. E é o que a Empresa tem como Modelo para a Região, sem ter a preocupação de Audiência com a veiculação de outras Emissoras AM que faz já há algum tempo o Jornalismo como na Rádio Rural ou outra. E também sem ter a preocupação com a FM convencional que TOCA música e entretenimento e com Flashes noticiosos, como é o caso da 107,5 FM de Nova Cruz, que já tem uma programação voltada para o MUSICAL E O ENTRETENIMENTO, que já é o PADRÃO da 107 há pelo menos 10 anos.
A 107 FM de Nova Cruz, conta com valorosos Profissionais como Robson Gomes, Dalva Soares, Fran Emídio, Gizelda Felipe e sua Diretoria, também não tem a preocupação da audiência com relação em a mesma não veicular o Jornalismo investigativo e de prestação de serviço, pois não é do Padrão da mesma, desde sua inauguração em 2001. Sua característica é a do ENTRETENIMENTO.
Sendo assim, tenha a certeza, os que fazem essas EMISSORAS DE RÁDIO. A 99,3 FM, A 107,5 FM, A RÁDIO RURAL. A CULTURA E AS DEMAIS, todas tem seu público e sua Audiência, pois tem gente que gosta de muito mais informação, mais tem gente que gosta de muito mais música. Audiência também é rotativa.
E não fica bem para o profissional de Rádio, principalmente se estiver em sua programação falar que o que vale é o Jornalismo ou o que vale é tocar Música, já que esses profissionais não sabem se irão usar disso ou daquilo em sua carreira profissional.