sábado, 5 de março de 2011

O MAIOR E MELHOR CARNAVAL DO MUNDO


Escolas do Grupo de Acesso A do Rio desfilam neste sábado

Onze agremiações vão disputar uma vaga na elite do carnaval carioca.
Os desfiles estão previstos para começar às 20h, segundo a Lesg

Rosas, vidros, a comunicação e uma homenagem a Vinícius de Moraes. Essas são algumas das surpresas que serão levadas pelas escolas de samba do Grupo de Acesso A do Rio, neste sábado (5), para a Marquês de Sapucaí, no Centro. Onze agremiações vão disputar o título de campeã e, de quebra, uma vaga na elite do carnaval carioca.
As escolas do Grupo de Acesso já deixaram de ser consideradas pequenas há muito tempo. Entre as agremiações que desfilam neste sábado (5) estão campeãs como Império Serrano, Estácio de Sá e Viradouro. Os desfiles estão previstos para começar às 20h.
Diante das dificuldades, os carnavalescos recorrem a materiais mais baratos e contam com a ajuda das escolas do Grupo Especial para montar o seu carnaval. Nos barracões, na Zona Portuária, é comum encontrar esculturas que foram usadas em outros carnavais.
Os barracões antigos, no entanto, podem estar com os dias contados. No fim de janeiro, o prefeito Eduardo Paes anunciou a intenção de construir uma segunda Cidade do Samba. Nos próximos anos, as escolas terão que desocupar os galpões para as obras de revitalização da área. O prefeito já está à procura de terrenos nos bairros de São Cristóvão e Benfica.
Entenda o regulamento
A ordem dos desfiles do Grupo de Acesso foi definida após um sorteio. Como no Grupo Especial, a escola campeã do Grupo de Acesso B abrirá a noite de apresentações. Segundo a Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga), o tempo de cada desfile será de, no mínimo, 50 minutos e, no máximo, 58 minutos. A agremiação que não respeitar esse tempo será penalizada.
Com enredo sobre rosas, a Estácio de Sá será a oitava escola a desfilar Com enredo sobre rosas, a Estácio de Sá será a oitava escola a desfilar

Cada escola deverá fazer a dispersão de suas alegorias no tempo máximo de 60 minutos, contados a partir do término de seu desfile. Ainda de acordo com a Lesga, cada agremiação deverá desfilar com, no mínimo, 1,2 mil componentes, 40 baianas, 130 ritmistas, e três a cinco carros alegóricos. O não cumprimento acarretará na penalização de 0,5 ponto para cada infração.
Os 50 julgadores darão notas de 7 a 10 nos seguintes quesitos: bateria, samba-enredo, evolução, enredo, harmonia, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia e conjunto. Segundo o regulamento, a escola campeã subirá para o Grupo Especial. Já as duas últimas colocadas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso B.
CONHEÇA OS ENREDOS E A ORDEM DOS DESFILES  DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO DE ACESSO A                          
1ª - Alegria da Zona Sul
Campeã do Grupo de Acesso B no carnaval de 2010, a Alegria da Zona Sul quer conquistar o seu espaço com o enredo “Os doze obás de Xangô”, do carnavalesco Lane Santana. Com 5 carros alegóricos e 2,2 mil componentes, a escola vai contar a história do centenário de fundação do terreiro de Ilê Axé Opô Afonjâ, fundado por Mãe Aninha, que instituiu no Brasil o corpo dos Obás de Xangô.
Mesmo após sofrer um incêndio em parte do seu barracão no início do mês, a escola promete apresentar um desfile completo, com alegorias grandiosas e muita cor. A agremiação terá uma ala destinada aos adeptos da religião e filhos do orixá Xangô. O abre-alas será acoplado e terá elementos da cultura afro, com esculturas feitas em bambu e uma grande tartaruga.          
2ª - Renascer de Jacarepaguá
A Renascer de Jacarepaguá promete lavar a Sapucaí com o enredo “As águas de março”, do carnavalesco Edson Pereira. Com carros luxuosos e muitas esculturas, a escola fará uma homenagem às oito cidades do chamado “Circuito das águas” (Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro).
Índios com asas e muito verde virão no abre-alas, que vai representar a cultura local dessas cidades. “A gente está fazendo um convite para que as pessoas conheçam essas cidades. Será um carnaval bem colorido e alegre. Falaremos da primeira Maria Fumaça do Brasil e do clima e da arquitetura. A gente fala da água em sim, que é um elemento precioso”, explicou Edson.              
3ª - Viradouro
Após amargar a última colocação no carnaval de 2010, a Unidos do Viradouro vai apostar na comunicação para voltar a ocupar o seu lugar na elite do carnaval. Para alcançar esse objetivo, a vermelha e branca de Niterói não mede esforços: carros grandiosos e com movimentos são a aposta da escola para contar o enredo “Quem sou eu sem você?”, do carnavalesco Jack Vasconcelos.
Com 2.200 componentes e cinco alegorias, a Viradouro conta com a força e a garra de sua comunidade. A bandeira da agremiação estará estampada já no abre-alas. "A ideia é transmitir a mensagem de comunicação através do próprio símbolo da escola. O enredo conta a história da comunicação, mas a comunicação com um foco, que é o seu propósito de unir as pessoas”, disse Jack.
               
4ª - Acadêmicos de Santa Cruz
“Paz e amor: o sonho não acabou”. Esse é o título do enredo que a Acadêmicos de Santa Cruz vai levar para a Avenida. De acordo com o coreógrafo e integrante da comissão de carnaval, Carlinhos Muvuca, a agremiação vai desfilar com cinco carros e 2,5 mil componentes. Um dos destaques será a última alegoria, que vai trazer uma grande pomba da paz, que terá movimentos nas asas.
“Queremos mostrar que esse sonho de paz e amor ainda continua perpetuando na vida dos jovens e de todos os nós. O nosso abre-alas vai representar ‘o mundo em transformação’. Um bailarino fará acrobacias numa cama elástica representando o pulsar do coração. Queremos mostrar que o sonho de uma sociedade mais justa, mas igualitária é possível”, disse Carlinhos Muvuca.      
5ª - Império da Tijuca
O desejo de criar roupas diferentes. É essa ideia que a Império da Tijuca, quinta escola a desfilar na Avenida, quer apresentar com o enredo “O mundo em carnaval: um olhar sobre a cultura dos povos”, do carnavalesco Severo Luzardo. No barracão da escola, na Zona Portuária, esculturas como a de um polvo gigante e a coroa, símbolo da escola, chamam a atenção.
“Nós vamos retratar os grandes carnavais do mundo, através do parâmetro de fantasia, aquilo que dá figurino, que conta a história dos povos através das roupas. Nós vamos dividir o enredo em carnavais do frio, da neve, os carnavais ‘calientes’ e os carnavais crioulos. A gente fecha com os carnavais brasileiros, essa grande festa que move multidões", afirmou Severo Luzardo.             
6ª - Inocentes de Belford Roxo
Vice-campeã em 2010, a Inocentes de Belford Roxo vai contar a história do grupo Mamonas Assassinas. Os grandes sucessos da banda estarão presentes nos cinco carros alegóricos e entre os 2,5 mil componentes. O destaque fica por conta da brasília amarela, considerada o xodó dos cinco mpusicos de Guarulhos (SP). A escola promete levar o veículo original para a Avenida.
A Inocentes fará a homenagem na semana em que a morte do quinteto, causada por um acidente aéreo na Serra da Cantareira (SP), completará 15 anos. Os parentes de Dinho, Bento, Júlio, Samuel e Sérgio foram convidados. A bateria vai representar o personagem “Robocop Gay”. Os cinco roqueiros virão representados no abre-alas, que será todo espelhado.


               

7ª - Acadêmicos do Cubango
A Acadêmicos do Cubango, sétima escola a desfilar, quer emocionar o público. A verde e branca de Niterói vai apostar no enredo “A emoção está no ar”, do carnavalesco Jaime Cesário. Com carros luxuosos, a Cubango vai contar os diversos tipos de emoções, através do rádio, do teatro, do cinema e da televisão. A emoção do carnaval será representada na última alegoria.
Uma das alegorias que promete chamar a atenção do público é a que representa a televisão. A escola preparou uma típica cena familiar em frente à TV, com direito a robôs do “Big Brother Brasil”. A escola convidou artistas da Era do Rádio e do cinema. A Cubango quer mostrar, ainda, que as emoções não aparecem por acaso, e que podem ser encontradas no nosso dia a dia.            
8ª - Estácio de Sá
Considerada a escola de samba mais antiga do Rio, a Estácio de Sá quer cobrir o Sambódromo de rosas no carnaval deste ano. Segundo o carnavalesco Marcus Ferreira, que estreia na vermelha e branca, o desfile vai lembrar os Ranchos Carnavalescos, o folclore baiano, a Índia e o episódio da bomba de Iroshima. O leão, símbolo da agremiação, virá no abre-alas.
“É um enredo romântico e clássico. A Estácio vai apresentar um enredo de fácil leitura. A nossa comissão de frente vai representar a moda como os ranchos abriam os seus desfiles. Já o segundo setor falará da rosa do amor. Em seguida, eu falo da rosa religiosa, a rosa do artesanato e a influência da rosa na música”, explicou o carnavalesco Marcus Ferreira.               
9ª - Império Serrano
Há um ano no Grupo de Acesso, a Império Serrano fará uma homenagem ao compositor Vinícius de Moraes. Para contar enredo “A benção Vinícius”, do carnavalesco Alexandre Colla, a verde e branca vai levar cinco carros alegóricos e cerca de três mil componentes. A coroa, símbolo da escola, virá no abre-alas. Segundo o carnavalesco, o desfile vai exaltar a obra de Vinícius.
“Ninguém como Vinícius cantou a mulher, o amor, os encontros, os desencontros, a saudade, a alegria e a tristeza. Eu me baseei no poema ‘A legião dos Urias’, que é uma coisa muito teatral, para começar o enredo. Depois, eu faço um passeio por suas músicas. A música arrastão, por exemplo, virá representada pela bateria. Nós procuramos fazer uma homenagem à altura de Vinícius”, disse.


               

10ª - Acadêmicos da Rocinha
Com o enredo “Rocinha! Estou vidrado em você”, do carnavalesco Luiz Carlos Bruno, a Acadêmicos da Rocinha mostrará a utilização do vidro ao longo da sua história, das descobertas arqueológicas por civilizações da antiguidade às mudanças que o seu uso proporcionou em nossas vidas. Um dos cinco carros alegóricos que a escola vai levar para a Avenida virá com várias tulipas de chopp.
“O enredo partiu da ideia de um material comum na nossa vida. O vidro está em quase tudo. Vamos falar da lenda do surgimento do vidro, dos povos que fizeram uso dele ainda de uma maneira muito rústica, do luxo que o vidro ofereceu na Europa, a mudança na arquitetura e da ciência e da tecnologia que vai lançar o vidro como a lâmpada e o microscópio”, explicou Luiz Carlos Bruno.
11ª - Caprichosos de Pilares
Para fechar os desfiles do Grupo de Acesso, a Caprichosos de Pilares vai falar sobre o subúrbio. A feira livre e os trens estarão presentes no enredo “Gente Humilde”, do carnavalesco Amaury Santos. A azul e branca quer fazer uma apresentação alegre, divertida e irreverente. O carnavalesco afirmou que pretende falar de coisas sérias, mas com bom humor.
“Vamos mostrar como era o subúrbio e como ele é hoje. Vamos falar da violência, da fé, da educação, da alimentação e outras necessidades do subúrbio. Falaremos das festas e dos costumes, porque o subúrbio carioca tem uma cultura própria e vamos fechar com essa festa, com o carnaval. Será um desfile alegre e diferente”, disse Amaury Santos.