domingo, 23 de dezembro de 2012


É Natal. E a confraternização em sua empresa
Há a troca dos presentes no amigo secreto, amigo oculto, aquele discurso todo, de como foi o ano na empresa, na escola, no comércio, na associação, etc. e muita promessa de mudança para melhor, para não cometer os erros do ano.
Ai vem aquele funcionário ou empregado exemplar: faz aquela oratória toda, de como ele foi o sucesso do ano, o que ele fez para não ser atropelado pelo interesse externo da empresa; de como ele fez para chegar sempre pontualmente e sair mais tarde, e fazer até o trabalho do colega e ainda demonstrar uma “babada” ao chefe que estar do seu lado no discurso.
Depois vem aquele empregado que não é muito o exemplo da empresa: vez ou outra, um atestado médico; o trânsito atrapalhou sua pontualidade; aquele funcionário exemplar foi quem o ajudou a terminar determinada tarefa. É esse funcionário ou empregado nunca passa desapercebido e sempre faz o seu discurso de desculpas pelo ano mais ou menos que ele fez na empresa, e a promessa são de melhorar no ano que vem... Prometeu o mesmo ano passado e...?
Ainda tem aquele empregado e/ou funcionário velho de guerra, sabe todo o “traquejo” da empresa, veterano, quase se aposentando, quase um sócio, já viu tanta coisa passar na empresa, já viu trocar tantos chefes e é sua vez de discursar e desejar um feliz Natal e Ano Novo a todos. O que ele faz...? Nem “percebeu” os discursos anteriores, principalmente o do “babão”, pois para crescimento pessoal não precisa do extremo instrumento de alguns empregados que para crescer na empresa, tem que babar, limpar o xão para ser visto pelo “CHEFINHO”, pelo “SENHOR”, pelo “SEU” JOÃO CARLOS, JOSÉ EDUARDO, ANTÔNIO CARLOS “chefe”, que na maioria dos casos é outro “BABÃO”. E continua o discurso daquele empregado experiente, vendo toda aquela situação e dentro dele corre aquele pensamento de que, quando tudo está dando errado na empresa, sempre, sempre recorrem a sua experiência, a sua perspicácia para resolver as broncas do dia-a-dia. Mais é a confraternização da empresa e o mesmo deseja a todos, muitos anos de empresa, muitos anos e que aproveitem a “estadia”, principalmente para não passarem uns por cima dos outros para crescerem perante o “CHEFE BABÃO”, POIS DIANTE DE DEUS NÃO IRÃO CONSEGUIR SE EXPLICAR DO SEU “CRESCIMENTO”.
É isso, e ainda tem gente que passa o ano inteiro fazendo o mal e pedindo sucesso a DEUS.
NÃO PERDE UMA MISSA, UM CULTO. MAIS TAMBÉM NÃO PERDE A OPORTUNIDADE DE PASSAR POR CIMA DO “COLEGA” DA EMPRESA.
O discurso do CHEFE!
O chefe só discursa se a empresa foi bem durante o ano. Aliás, só há o jantar de confraternização se a empresa foi bem. Ai vem o “TODO PODEROSO” sobre pseudo-s aplausos dos funcionários e/ou empregados e agregados para fazer todo aquele discurso, aquela propaganda do grupo, da equipe, da família que é a empresa, mais sempre deixando no ar, que ali está um monte de empregadinhos, que se não fosse ele “o chefe” o “babão” a empresa não iria bem. Depois vêm as velhas promessas, da melhoria na condição do trabalho, da melhoria no ganho financeiro, da melhoria em tudo, da promoção do empregado. Na verdade a melhoria vista de um ano para o outro, foi a dele mesmo, trcou o carro, comprou pneus novos, a conta bancária cresceu, construiu uma nova casa, pois os demais funcionários estão do mesmo jeito do ano anterior. Mais é o discurso de chefe e quando ele terminar, os aplausos e os flashes das câmeras digitais vão ser ainda maiores. Principalmente, daquele ou daquela que é o “braço direito”, que fica bem pertinho e não perde a oportunidade de ser a primeira a falar ao “chefe”, ‘que palavras bonitas’ SEU JOÃO, SEU JOSÉ, SEU ANTÔNIO, aonde o Senhor arranjou tanta coisa bonita para falar para esse povo...? E silenciosamente, vem na mente do “chefe”: “Eu sábia que a primeira a babar seria você...”
Mais é Natal. É tempo daquele Jantar da empresa, da escola, do comércio, da associação de que você faz parte e não precisa se preocupar, pois essa crônica tem esses personagens que Graças a DEUS não cabem em sua personalidade nem na sua empresa....
Vá ao jantar. Presenteie seu amigo secreto. Modere no discurso, pois há alguns discursos de fim de ano que são uma verdadeira soberba para um período do ano tão bonito, que é o Natal do menino Jesus.

FELIZ NATAL
FELIZ  2013, 2014, 2015, 2016,...